A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba participou do encontro de reciclagem dos motoristas de ônibus da empresa Expresso Planalto para abordar a importância da Lei Municipal nº 3.149, de 24 de outubro de 2014, que cria o Programa Parada Segura, destinado a incentivar medidas e iniciativas de segurança a serem adotadas no transporte coletivo.
Nesse caso, fica autorizado o embarque ou desembarque de passageiros fora das paradas regulamentadas, com exceção dos horários de pico (5h às 7h30 e das 16h45 às 19h30). A medida visa aumentar a segurança dos usuários que residam em locais distantes dos pontos. Esses locais, contudo, não devem infringir outra lei ou causar problemas como representar risco de acidentes ou morte.
A formação aconteceu nesta sexta-feira (6), na sede da empresa, e contou com a presença da secretária da pasta, Hadla Issa, sua adjunta Maria Aparecida Fonseca, a Cidinha, além do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Elias Cunha, e das GCMs 1ª Classe Cardoso e Jussara, que atuam na Ronda de Proteção à Mulher.
Com o “Agosto Lilás”, mês que referencia ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a aplicação da Lei Parada Segura deve ser reforçada nas 19 linhas que são percorridas por 100 ônibus na cidade.
De acordo com a secretária, mais da metade dos motoristas não conheciam a lei. Os que conheciam contaram que já receberam o pedido de parada por parte de homens. “Com apenas um gesto, podemos salvar ou perder uma vida. Com apenas um gesto, podemos livrar uma mulher de um possível estuprador.”