Visando potencializar as ações já existentes no que tange políticas preventivas educacionais sobre o uso indiscriminado de drogas e bullying, num momento crítico a qual a sociedade brasileira e, sobretudo, regional vem passando em relação aos impactos da tragédia ocorrida recentemente na cidade de Suzano, na E.E. Raul Brasil, a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Urbanização de Itaquaquecetuba (Semsu) realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (15), cujo objetivo foi acentuar, ainda mais, as ações sobre o combate à violência junto aos discentes do Sistema Municipal de Ensino e Comunidade.

Estiveram presentes ao encontro a secretária de Educação, Jane Moura Santos, acompanhada do supervisor Elizeu de Miranda Corrêa, responsável pela Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos da Semecti, a secretária de Segurança, Drª Vânia Penezi Ahmad Bakr e a equipe do Projeto Sementinha do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD).

Cabe destacar que a Semecti por meio de ações pedagógicas preventivas há anos tem tratado pelo viés dos temas transversais, portanto, dialogando com as diversas áreas do conhecimento assuntos como: o bullying, a violência, a diversidade, o preconceito etc. Já no ano de 2018, no mês de abril, todos os coordenadores pedagógicos do Sistema Municipal de Ensino, passaram por uma formação sobre o bullying, em cumprimento à Lei Federal Nº 13.185/15 que institui o Programa de Combate à intimidação sistemática (bullying). 

O Programa Sementinha da GUARD implementado nas escolas desde o ano de 2011, têm realizado ações preventivas educativas que atendem anualmente mais de 27.000 discentes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a secretária de Educação Jane Moura Santos, a preocupação com estas políticas públicas precisam ser potencializadas e disseminadas neste momento visando efetuar uma reflexão sobre a questão do combate à violência e o estímulo à cultura da paz em toda a sociedade e, conforme disse Jane “o princípio dela, fora do contexto do lar, encontra o lugar no âmbito escolar”.

Já a secretária de Segurança comentou que a GCM irá ampliar as rondas próximo às escolas municipais, além de estar mais próxima a comunidade.

“Estamos tomando ações de segurança que visam aproximar a GCM das crianças e das famílias, ampliando a sensação de segurança”, comentou Vânia.

Na próxima segunda-feira, 18/3/2019, profissionais de ambas as secretarias irão se reunir com os diretores de todas as unidades escolares para potencializarem as ações em relação à cultura da paz e o combate à violência.