O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba, Luciano Dávila, recebeu a gestora do Escritório Regional do Sebrae, Gilvandra Figueiroa. Durante o encontro foram discutidos temas importantes para o desenvolvimento econômico municipal, principalmente no que tange às ações de incentivo ao empreendedorismo e ao fomento de possibilidades de negócios para micro e pequenas empresas.
Constam do planejamento para exercício em 2021: a criação de Espaço Digital para geração de Startup´s – sob a orientação do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI); a formação de turmas do programa “Empretec”; o retorno as atividades do “Sebrae Móvel”; a Formação de Câmaras Temáticas para discussão do Desenvolvimento Regional (sendo: Inovação, Industrialização, Comércio e Serviços, Formação de Incubadoras Sociais, Fomento para o Turismo de Negócios/Industrial, entre outras).
O secretário, Luciano Davila também pediu para que a nova Gestora Regional olhe com carinho dois pontos cruciais para Itaquaquecetuba atualmente, sendo: ações de acolhimento e incentivo para os MEIs (Microempreendedores Individuais) e desenvolvimento de atividades SEBRAE/SP de forma itinerante e descentralizada: & quot;Podemos afirmar que é considerável o número de MEI´S que fecham suas portas anualmente e isso precisa acabar.
“Devemos ver onde estamos errando para que possamos criar ações que garantam a manutenção das micro e pequenas empresas, na cidade”, afirmou Davila. Também foi discutida a possibilidade de realizar no decorrer do ano, algumas ações locais, no modelo “bairro a bairro” para fomento do empreendedorismo.
Também participaram da referida reunião, o secretário adjunto, Ayl Marques; o assessor especial de gestão, Cardoso Junior, a presidente em exercício da ACIDI (Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba), Valéria Marchiori, além do Presidente da FEMPI (Frente Empresarial Pró Itaquaquecetuba), André Domeni.
Novo encontro do grupo gestor está previsto para acontecer, em caráter extraordinário, ainda neste mês de fevereiro de 2021 para que os membros do Comitê Gestor do Sebrae Aqui possam avaliar quais pontos, tratados de forma preliminar, foram devidamente colocados em prática, em prol dos empreendedores municipais.