Os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquaquecetuba participaram, na última quinta-feira (2), no auditório da pasta, de uma palestra ministrada pelo servidor Renilson Mendes dos Santos sobre equidade e pelo fim da violência contra a mulher. O evento foi organizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres e 135 homens participaram.

A ação faz parte da Campanha do Laço Branco que surgiu após um homem de 25 anos invadir uma sala de aula da Escola Politécnica, no Canadá, em 1989, e ordenar que os homens se retirassem, matar 14 mulheres a tiros e depois se suicidar. Em uma carta deixada por ele, disse que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino. O crime motivou um grupo de homens a criar a campanha.

Na próxima segunda (6) é comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens sobre o tema. Mudança no conceito de uma ideia, o fim da violência, quando inicia a invasão de privacidade, como o homem deve tratar a mulher, além do cuidado e a sua valorização foram alguns dos assuntos tratados na palestra.

“Esse momento é fundamental para que os homens possam desconstruir a imagem da mulher como ‘Amélia’. Precisamos acabar com esse ciclo de violência, não podemos ser diminuídas por sermos mulheres. A troca de ideia com esses homens pode mudar essa realidade”, disse a secretária de Políticas para Mulheres, Hadla Issa.

Em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Políticas para Mulheres desenvolve um trabalho em conjunto com a Ronda de Proteção à Mulher, que atende pelo número 153, e com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). “Nós homens temos que entender que a mulher precisa ser valorizada e que é digna de ter os mesmos direitos, as mesmas oportunidades”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.