A EMEB Shozayemon Setokuchi realizou uma atividade lúdica em sala de aula para despertar o conhecimento das crianças com o uso da “sopa de letrinhas”. De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Janaina Carobeni, o uso da sequência didática está dentro da Proposta Curricular Municipal e foi planejada com o intuito de trabalhar os portadores de textos, destacando a receita como base do trabalho. As atividades aconteceram entre os dias 20 e 24 deste mês.
Na ação foram usadas listas de ingredientes, instruções do modo de fazer, caça palavras, pesquisa com a família, classificação de palavras, entre outros. As etapas da sequência didática seguiram a seguinte ordem: roda de conversa sobre o que seria trabalhado, os alunos foram questionados sobre o que conheciam sobre sopas, como era preparada e seus ingredientes, foi então colocada na lousa a receita de sopa. A partir desta etapa foram realizadas atividades de caça palavra, recortes e a cumbuca de letras, havendo então a realização das devidas correções em tudo que foi produzido pelos alunos. Para fechar, foram para cozinha fazer a tão esperada sopa de letrinha, o que trouxe ainda mais prazer e expectativa para as aulas.
A sequência didática foi realizada pelas professoras Ana Regina Cunha dos Santos e Debora Cristina Martins de Avilla Venâncio que lecionam para os segundos anos “A” e “D”. “A sequência didática escolhida veio através da necessidade de despertar o gosto pela leitura e pela escrita, foi surpreendente perceber o quanto os alunos ficaram motivados e a devolutiva obtida, os alunos com mais dificuldade se mostraram ainda mais interessados atingindo assim nosso objetivo”, disse a professora Ana Regina.
De acordo com Janaina trabalhar com sequencia didática é amarrar um conhecimento ao outro em busca do favorecimento da aprendizagem do aluno com foco nas habilidades a serem despertadas, dando a possibilidade da construção do conhecimento gradativo e eficaz. Já o diretor da unidade, Claudinei de Moraes, falou que é gratificante gerir uma escola onde há professores compromissados e preocupados com a aprendizagem do aluno de forma eficaz. “A utilização de métodos diversificados estimula o aluno e traz resultados significativos”, concluiu o gestor.
Já o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, afirmou que está satisfeito como trabalho realizado pela equipe. “É motivo de muito orgulho atestar o trabalho de excelência de mais uma equipe de profissionais de excelência que compõem o quadro da Semecti”, finalizou Fabiano.