O II Sarau de Leitura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), por meio dos departamentos de Coordenadoria Pedagógica e Supervisão Escolar e desenvolvido pelos alunos, professores e a equipe da gestão escolar com supervisão da equipe técnica da Semecti, foi um sucesso de participações e apresentações.

O projeto tem como objetivos oferecer um espaço incentivar o hábito da leitura, reconhecer a leitura como fonte de informação, de prazer e de conhecimento, refletir as práticas no contexto escolar, possibilitar vivências diversificadas e promover a discussão em sala de aula.

A metodologia aplicada na ação obedece as seguintes etapas, no primeiro momento foi efetuada a sensibilização com os alunos visando realizar a proposta do Sarau, em seguida, os alunos foram estimulados a efetuarem leituras e selecionarem poemas de seu gosto. Na terceira etapa houve a seleção do repertório pelos estudantes, seguido de audições e conversas que contribuíram para que os alunos descobrissem os seus estilos, escolhessem o tema e os autores preferidos.

A fase seguinte consistiu na realização de ensaios estimulados por estratégias e memorização. Na quinta etapa os alunos foram estimulados a desenvolverem por meio de linguagens artísticas o formato de sua apresentação, por meio do canto, da dança, do teatro, além do complemento de cenários, composto por desenhos, literatura de cordel, elementos cenográficos temáticos, tudo isso para valorizar a produção de cada estudante. E, por fim, a organização do evento que compreende a escolha do local para as apresentações, equipamento de som, convites, entre outros.

Participaram do evento alunos da EJA das seguintes escolas: EM Alceu Magalhães Coutinho, EM. Engenheiro Chiozo Kitakawa, EM. José Marinho Ferreira, EM. Profª Olívia aparecida da silva costa Guglielmo, EM. Guilherme Donizete Silva dos Santos, EM. Profª Maria Eulália Nobre Borges, EM. Virgílio Marinho, EM. Prof. Paulo Nunes, EM. Vereador João Marques, EM. José Piacentini e EM João Geraldo dos Santos.