O número de passageiros transportados pela concessionária Expresso Planalto em Itaquaquecetuba caiu 73% durante o primeiro período de quarentena estipulada por decreto estadual e municipal que se encerra nesta terça-feira, 7.
Os dados foram solicitados pela Secretaria Municipal de Transportes para avaliação do comportamento dos usuários e melhorar a logística do serviço prestado e mostram que em dias normais quando se transportava em torno de 55 mil passageiros, hoje esse número não tem chegado a 15 mil.
Além do monitoramento da quantidade de passageiros e do número de ônibus nas ruas, o secretário de Transportes, Rosinaldo Castro, o Nando, também está verificando a higienização dos veículos visando evitar a proliferação do Covid-19 dentro dos coletivos.
“Tenho acompanhado de perto o trabalho de higienização realizado pela empresa, em cada parada nos terminais os veículos estão sendo limpos conforme solicitado”, disse Nando.
O secretário disse que a empresa tem cumprido os horários e ampliado o número de carros nos horários de pico afim de evitar excesso de passageiros.
Para o segundo período de quarentena, que vai até o dia 22 de abril, o secretário alerta para um possível aumento da quantidade de passageiros.
“Em Itaquaquecetuba o que temos visto é cada vez um número maior de pessoas nas ruas, isso com certeza vai se refletir no transporte”, comentou.
Nesta terça-feira, o prefeito Dr. Mamoru Nakashima decretou a prorrogação da quarentena no município, seguindo as orientações do Governo do Estado.