Com objetivo de combater a tuberculose e reforçar a importância da prevenção contra a doença, a Unidade de Saúde da Família (USF) Miray realizou nesta terça-feira, dia 18, uma palestra rápida com os pacientes pela manhã. O tema foi abordado pelo médico da família Rafael Del Picchia e a enfermeira Sandra Cristina Rafael Aguiar.
Durante o encontro o médico disse que por ser causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose trata-se de uma doença infecciosa que pode provocar lesões em diversas partes do organismo, porém costuma atingir na maioria dos casos os pulmões. Além disso, os principais sintomas de contaminação da doença são: tosse (com ou sem secreção) por mais de três semanas, febre no final da tarde, fraqueza, cansaço excessivo, perda de peso, sudorese noturna e falta de apetite. “Uma das formas de prevenir é tomar a vacina BCG, evitar locais fechados e orientar pessoas que apresentam os sintomas a procurarem um médico”, explicou.
A palestra realizada na USF Miray faz parte da programação da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de palestras e orientações com foco na prevenção e combate a tuberculose, que foram previstas para o mês de junho. Ações como esta foram realizadas também na USF Josely, USF Pequeno Coração, USF Parque Piratininga, na USF Jardim América e na USF Nícea Louzada.
PREMIAÇÃO Este ano, Itaquaquecetuba foi premiada como uma das dez cidades do Estado de São Paulo que mais realizou busca ativa no enfrentamento e combate à tuberculose durante a campanha promovida no final de 2018.
ATENDIMENTO No município, o diagnóstico pode ser feito em qualquer unidade de saúde. Já o atendimento com o infectologista é realizado no Centro de Especialidades (que fica na Central da Saúde) e tem duração de aproximadamente seis meses. A medicação é supervisionada por um profissional da área na unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. Os que precisarem fazer o tratamento e estiverem acamados recebem visitas domiciliares dos profissionais da saúde.