A Secretaria de Turismo de Itaquaquecetuba encerrou, nesta sexta-feira (10), o I Seminário Preparatório da Feira Literária 2023 após promover cerca de 20 palestras, apresentações de música, dança contemporânea, teatro e tendas expositivas. Durante os três dias, o evento atraiu cerca de mil pessoas entre estudantes, escritores, professores e o público geral.

As atividades ocorreram na Fatec Itaquaquecetuba, local escolhido estrategicamente, já que conta com um grande fluxo de alunos. A ideia foi aproximá-los da construção da primeira Feira Literária de Itaquá. “Foram três dias de seminário com ótima adesão do nosso público-leitor. Estamos ampliando a cultura da literatura para a nossa feira do próximo ano”, disse o secretário de Turismo, Douglas Freire.

Um dos pontos altos do seminário foi a presença da professora Tania Mariza Kuchenbecker Rösing, que coordenou as Jornadas Literárias de Passo Fundo por cerca de 20 anos. A jornada está entre as maiores movimentações literárias da América Latina e, em cerca de 40 edições, vem ampliando o cenário de leitura da cidade, região e estado. A ideia é que o modelo seja replicado em Itaquá.

“Itaquaquecetuba conta com mais de 40 mil alunos apenas na rede municipal. Com o seminário deste ano e a Feira Literária de 2023, estamos dando um grande passo para a formação de novos leitores e, consequentemente, para o avanço educacional no nosso município. Foram três dias incríveis que ficarão na memória”, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.

Para tornar o evento possível, a Secretaria de Turismo contou com o apoio das secretarias de Educação, Cultura, Governo, Transportes, Segurança, Serviços Urbanos e Administração, além da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Tecnologia (Fatec), da Escola Técnica Estadual (Etec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).