As duas unidades de urgência e emergência agora possuem um fluxo diferenciado para o atendimento de pacientes com sintomas gripais. A Secretaria Municipal de Saúde montou duas tendas e um trailer na área externa do Centro de Saúde 24h, na Vila Zesuina, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Caiuby, para fazer a triagem de pessoas com suspeita de Covid-19, H3N2 ou qualquer outra síndrome gripal.
Debaixo das tendas, o paciente que apresentar sintomas como tosse, febre, dor de cabeça ou coriza, passa pela triagem e faz a ficha. Depois disso, um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem o atendem no trailer. O paciente fará o teste rápido de antígeno para confirmar ou descartar a possibilidade de estar com Covid-19.
Se der positivo, o médico prescreve a medicação, dá um atestado de 10 dias para que ele fique isolado e o dispensa. Se der negativo, o profissional também prescreve a medicação adequada e o libera. Se os sintomas de gripe persistirem, a orientação é procurar novamente alguma unidade de saúde para a realização de exames mais específicos.
A ideia é que além de dar agilidade ao atendimento, pacientes com Covid-19 não corram o risco de infectar outros dentro das unidades. “A demora no atendimento não é um problema apenas na rede pública, mas também na rede particular por conta do aumento de casos de gripe e de Covid-19. Se o paciente entra em uma unidade lotada, a possibilidade de contágio é maior. Para evitar isso, montamos as estruturas na parte externa”, explicou o prefeito Eduardo Boigues. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Morro Branco também estão recebendo a mesma estrutura para o atendimento.
O prefeito e a nova secretária de Saúde, Ariana Julião, estiveram no CS 24h e na UPA na noite da última quarta-feira (12) após a montagem das tendas e do trailer para acompanhar o atendimento e ouvir os munícipes. “Às 19h iniciamos o atendimento para síndrome gripal do lado externo dos equipamentos 24h. Em um espaço mais arejado e amplo, conseguiremos evitar a aglomeração que ocorria dentro das unidades. Todos os pacientes serão testados para Covid-19 e todos sairão com a medicação dentro da sua síndrome, seja Covid-19 ou gripe”, acrescentou a secretária.
Os testes para Covid-19 realizados em todas as unidades de saúde municipais são os rápidos de antígeno, destinados a pacientes que apresentem sintomas de gripe, e o resultado sai em 15 minutos. O PCR também é realizado, mas este depende da análise e retorno do Instituto Adolfo Lutz, que geralmente ocorre de sete a dez dias. A rede municipal não dispõe de testes rápidos para influenza e somente os casos classificados como SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) o IAL realiza a análise para influenza.