Para celebrar o aniversário de 459 anos da fundação de Itaquaquecetuba, o Departamento de Comunicação da Prefeitura teve a iniciativa de produzir um vídeo-documentário para contar sobre o surgimento do município com a abordagem histórica, religiosa e cultural. O vídeo, postado nas redes sociais da administração no último dia 10 já alcançou mais de 26 mil visualizações e cerca de 300 compartilhamentos.
O objetivo é prestigiar os moradores com um material rico e histórico e, ao mesmo tempo, numa linguagem fácil e didática, enaltecendo seus primeiros habitantes e a trajetória até os dias atuais. A base para o roteiro foi o livro “Antigos Aldeamentos Jesuísticos – A Companhia de Jesus e os aldeamentos indígenas” de Gabriel Frade, graduado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (PUG), mestre em Teologia e doutor em História da Arquitetura e da Arte, morador de Itaquá e que também participou do vídeo.
O pároco da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, Luiz Renato de Paula, foi outro importante personagem que abordou a importância da igreja e dos jesuítas na cidade. Abriu as portas da capela recém-restaurada e que é considerada a segunda igreja mais antiga do estado de São Paulo. Essas imagens ilustraram a narrativa da história.
Alex Ribeiro, cacique da tribo dos Kaimbés no Estado de São Paulo, e morador da cidade, ofereceu grande contribuição ao retratar a luta dos poucos índios que restaram e sua luta em prol da manutenção e fortalecimento da cultura indígena. Relembrando a Itaquá da década de 40, foi coletado o depoimento da aposentada Sebastiana Ângelo, de 97 anos, que dividiu suas memórias e impressões da cidade.
O diretor de Comunicação, Jucélio Salvador, adianta que a equipe já prepara dois novos vídeos que irão ilustrar o processo de emancipação e de industrialização. “O vídeo promove um resgate histórico e aproxima os moradores do município ao passo que valoriza seu passado e cultura. O papel da comunicação entra nesse processo à medida que oferece informação de qualidade ao alcance de todos. A receptividade foi muito grande e nos incentiva a continuar”.
O vídeo está disponível no canal do YouTube da Prefeitura e na página oficial do Facebook para que os moradores possam compartilhar a história.