INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2025, DE 01 DE SETEMBRO DE 2025 – SEMUFIC
por Secretaria de Administração
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2025, DE 01 DE SETEMBRO DE 2025 – SEMUFIC
Dispõe sobre a regulamentação da concessão de isenção e restituição do imposto sobre a renda incidente nos proventos de aposentadoria dos servidores públicos municipais inativos e pensões nos termos do art. 6º, incisos XIV e XXI, da Lei Federal nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988.
O Secretário Municipal de Finanças e Contabilidade, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 26, inciso I e II, da Lei Complementar Municipal nº 65, de 26 de dezembro de 2002 considerando o disposto no art. 6º, incisos XIV e XXI, da Lei Federal nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988 e considerando a necessidade de estabelecer normas quanto aos procedimentos administrativos quanto a concessão da referida isenção no âmbito municipal, delibera:
Art. 1º. Os pedidos de isenção do Imposto de Renda Retido da Fonte – IRRF sobre os proventos de aposentadoria dos servidores municipais inativos e pensões nas hipóteses dos incisos XIV e XXI do artigo 6º da Lei Federal nº 7.713 de 22 de dezembro de 1988 deverão ser efetuados exclusivamente no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Itaquaquecetuba (IPSMI).
§ 1º. Compete ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Itaquaquecetuba estabelecer normas e procedimentos complementares para instrução e análise quanto a concessão de isenção do Imposto de Renda Retido da Fonte – IRRF de proventos de aposentadoria e pensões nos termos do Art. 1º.
§ 2º. As isenções concedidas deverão ser comunicadas á Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade no prazo de até 10 dias após a conclusão do processo.
Art. 2º. Nos casos em que ocorra retenção indevida de imposto de renda, compete ao IPSMI fornecer ao interessado declaração ou documentação comprobatória da concessão de isenção e instruções quanto ao procedimento para restituição dos valores retidos indevidamente.
Paragrafo único. No caso de retenções indevidas compete ao município de Itaquaquecetuba, através da Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade, analisar e estabelecer cronograma de desembolso a critério de restituição.
Art. 3º. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. Publicado em 01.09.2025.
Atenção Srs.(as) Usuários(as):
A autenticidade das publicações é garantida somente quando visualizadas diretamente no portal: https://www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/diario-oficial/.
As publicações e seus documentos, quando impressos, devem ter sua autenticidade e conteúdo checados na página do Diário Oficial Eletrônico do Município de Itaquaquecetuba.
Esta página é de livre acesso.
O Município não autoriza, em qualquer hipótese, a comercialização de conteúdos desta página.
Falsificar documento público é crime previsto no art. 297 do Código Penal (Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa.)