No ensolarado fim de semana que marcou as comemorações pelo aniversário de Itaquaquecetuba, as ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde foram um sucesso. As tendas da Secretaria receberam muitas pessoas interessadas nas orientações e serviços oferecidos, e puderam disseminar muitas informações relevantes para a população.

No sábado, o espaço da Saúde na Marcha para Jesus foi montado no Itaquá Garden Shopping. O público que chegava para assistir aos shows do evento podia receber orientações sobre saúde bucal — com distribuição de escovas e creme dental –, aferição de pressão arterial e glicemia
capilar, avaliação nutricional e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), além de aplicação de auriculoterapia.

Já no domingo, a estrutura da Secretaria funcionou na Praça João Alvares, onde aconteciam o 5º Encontro de Carros Antigos e a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Ajuda. Além das mesmas atividades do sábado, também foram realizados testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e
sífilis, e distribuição de preservativos e orientação aos munícipes. Essa foi a primeira vez que houve aplicação de auriculoterapia nos eventos da Secretaria, e a resposta do público foi a melhor possível.

Inicialmente ressabiadas por desconhecimento da técnica, aos poucos as pessoas aceitavam participar, e acabavam elogiando. No sábado, no shopping, Patrícia Alencar Barros parou na tenda da Secretaria e aprovou o atendimento que recebeu. “Acho maravilhoso esse tipo de serviço para a população. Assim a gente conhece coisas novas”, disse ela, admitindo que nunca havia ouvido falar da auriculoterapia antes. No total, 350 pessoas receberam atendimento da técnica nos dois dias de eventos.

“Ficamos muito felizes por ver a população participando, buscando informações importantes para cuidar da saúde, já que a prevenção é a melhor arma para enfrentar qualquer doença. A equipe da Secretaria não mediu esforços para proporcionar o melhor trabalho possível, e só tenho a agradecer pela dedicação”, declarou o Secretário Municipal de Saúde, William Harada.
O balanço das ações da Saúde no fim de semana indica que 650 pessoas passaram pelas tendas da Secretaria para fazer a aferição de pressão e de glicemia capilar. Foram 199 os interessados em orientação de saúde bucal, e 59 pessoas buscaram informações nutricionais. Além disso, no domingo, 288 testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis foram realizados, com a maior parte dos resultados já entregue para os interessados.