A equipe da Guarda Civil Municipal Ambiental de Itaquaquecetuba recebeu treinamento nas dependências da Secretaria de Meio Ambiente. O curso foi ministrado pela agente Valsania Soares Petean, do Departamento de Fiscalização e Posturas da prefeitura, com o objetivo de preparar os agentes para atuar na crescente demanda relacionada ao meio ambiente.

A Guarda Ambiental foi criada no dia 20 de janeiro deste ano e atua fortemente contra a degradação do meio ambiente na cidade, sobretudo em casos que envolvem o descarte irregular de lixo. A cidade também possui Áreas de Preservação Ambiental (APA).

Os guardas ambientais são servidores já formados em gestão ambiental, biologia e também possuem formação em fiscalização ambiental em instituições da Guarda Civil Municipal da região.

O prefeito Eduardo Boigues explica a importância dessa formação: “Itaquá tem um potencial muito grande, mas também possui diversos problemas, como o descarte irregular de lixo. A formação desses agentes vai contribuir nessa força-tarefa que realizamos e inibir esse crime ambiental”, ressalta Boigues.

“Com a formação de nossos agentes, vamos focar ainda mais nos patrulhamentos e acabar com o descarte irregular de lixo, além de trabalhar na fiscalização ambiental”, acrescentou Siclanei Castaldi, secretário adjunto do Meio Ambiente.