Igreja foi fundada há 399 anos e é a mais antiga do Alto Tietê

Pelo menos 2 mil fiéis se reuniram, no último domingo (3), para acompanhar a apresentação do restauro da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Itaquaquecetuba. Patrimônio histórico da cidade, a igreja foi fundada há 399 anos e é a mais antiga do Alto Tietê. O templo recebeu o restauro da fachada, janelas, pintura e instalação elétrica.

Além dos fiéis, participaram da cerimônia o padre Luiz Renato de Paula, secretários municipais, a primeira-dama Mila Prates e o prefeito Eduardo Boigues. Ao final da missa, marcada para às 17h30, houve uma contagem regressiva para o acender das luzes da nova fachada, acompanhada de uma queima de fogos silenciosa.

“Essa é a igreja mais antiga do Alto Tietê e está entre as mais antigas do estado de São Paulo. Neste ano irá completar 399 anos de fundação e é incrível ver que até os dias de hoje é um ponto de encontro para diversas famílias e fiéis”, comentou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

A Igreja Matriz é tombada como patrimônio cultural e histórico na cidade e o processo de restauro foi iniciado em 2022, sendo que parte do custeio para o restauro foi feito pela administração pública.

Em dezembro daquele ano, a Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, criou uma comissão de restauro, que também foi acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Governo Federal, e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), do governo estadual.

Após o acender das luzes, os fiéis acompanharam um show musical do padre Antônio Maria, que fechou a festa com sucessos de sua carreira. O prefeito aproveitou para celebrar o momento e agradeceu os presentes.

“Itaquá é uma cidade abençoada, que vem se renovando a cada dia através de conquistas que estão marcando a história da cidade, assim como a Igreja Matriz. Preservar a memória de onde se vive é olhar para trás e, assim, ter perspectivas de futuro”, completou.