Cerca de 700 idosos já retornaram às atividades oferecidas pelo Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (CCMII). As aulas são diárias, das 7 às 17 horas, com sete modalidades diferentes: alongamento, ginástica, pilates, musculação, voleibol adaptado para a melhor idade, artesanato e coreografia. A unidade mantém cadastro permanente e as vagas são rotativas.

Pode participar qualquer morador da cidade com idade a partir dos 60 anos, como a aposentada Josefa Rodrigues dos Santos, de 62 anos. Ela frequenta as aulas de pilates, ginástica e musculação. “Eu me sinto ótima quando venho aqui. Quando saio das aulas eu tenho mais disposição, durmo melhor e fico até mais calma, relata.

De acordo com o coordenador da unidade, Benny Iwao Tsugiyama, o objetivo das atividades é tirar o idoso de dentro de casa para que ele possa se exercitar e ter uma vida social ativa. “Queremos melhorar a qualidade de vida e promover a socialização entre eles. Pelos estudos sobre o assunto, a monotonia é um agravante para a debilidade dos idosos”. Quem aproveita todas essas atividades é a aposentada Luiza Vieira de Barros, de 69 anos. “Eu adoro isso aqui. Tenho muitos amigos. Aqui a gente faz passeios e se diverte. Eu me sinto melhor e até me alimento melhor”, afirma.

Aos 73 anos de idade a aposentada Maria José Pereira da Silva, se sente revigorada. Ela relata, inclusive, que notou melhoras na sua saúde. “Eu tinha muitas dores na coluna e com as aulas eu melhorei”. Além dos benefícios para o corpo, a convivência com outras pessoas também ganha destaque. “Aqui somos uma família. Gosto muito de vir aqui porque a gente faz amizade tem muitas atividades”, justifica.

SERVIÇO: O CCMII está localizado na Rua Manoel García, 160, e o telefone para contato é o 4753-3370.