Os 40 finalistas do 3º Concurso de Desenho e Pintura “Dia do Criando e Pintando” do sistema municipal de ensino de Itaquaquecetuba estão definidos. A disputa tem como objetivo estimular o desenvolvimento da produção artística, dos alunos da rede, através de uma ação que é desenvolvida durante o período de um dia letivo e premiar as produções selecionadas pelo júri.

O evento contou com a participação de aproximadamente 35.000 alunos, dos segmentos Educação Infantil V e VI, do Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na 1ª Fase cada unidade escolar, escolheu um trabalho por classe. As obras poderiam ser selecionadas pelos professores ou pelo voto por alunos. Já na 2ª Fase cada escola, escolheu um trabalho por segmento, sendo as obras selecionadas pela equipe gestora e pedagógica.

Nesta 3ª Fase, os melhores trabalhos de cada segmento, de cada unidade escolar foram encaminhados à Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, sendo composto por 29 obras de alunos da Educação Infantil V, 37 obras de alunos da Educação Infantil VI, 41 obras de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, 37 obras de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, 37 obras de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, 38 obras de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, 38 obras de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e 7 obras de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, perfazendo um total de 264 obras escolhidas.

As produções foram selecionadas por uma comissão de seleção formada por membros da Secretaria de Educação, que escolheram 5 produções artísticas finalistas por segmento, totalizando 40 obras.

Para a parte final do concurso, serão convidados artistas plásticos e professores de artes plásticas, que terão como incumbência de classificar a produção vencedora de cada segmento. Os finalistas receberão medalhas e os campeões de cada segmento ganharão um tablet e troféu alusivo ao título.

As obras também irão estampar os materiais escolares dos alunos no ano de 2018, a exemplo dos últimos dois anos.

A secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, disse que esse evento revela por meio das produções dos alunos inúmeras possibilidades de representação como: o cotidiano, a família, a escola, a cidade, os (as) amiguinhos (as), brincadeiras, brinquedos, personagens de filmes e desenhos televisivos, etc.

“O “Criando e Pintando”, em relação ao ano passado teve um avanço técnico impressionante, acredito que devido ao anseio das crianças em criar, dar vida a imaginação”, disse Verônica.