Simulação de acidente de trânsito e resgate, panfletagem e blitz educativa fazem parte do cronograma

A Secretaria de Transportes de Itaquaquecetuba começou nesta sexta-feira (5) a campanha Maio Amarelo, que visa promover uma série de ações de conscientização para a segurança no trânsito. O cronograma se estende por todo o mês e conta com simulação de acidente de trânsito e resgate, panfletagem, blitz educativa, entre outros.

Nesta sexta, às 14h, acontece o evento “Todos Juntos pela Educação” na Escola Municipal de Trânsito, localizada dentro do Parque Ecológico. As atividades serão acompanhadas por estudantes da rede municipal de ensino e atendidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.

O projeto “Criança Segura no Trânsito” entra em cena com três dias de ações no mesmo local. No dia 9, a primeira atividade vai contar com três sessões (às 8h, 12h e 15h). No dia 10, com duas sessões (às 8h e às 11h) e no dia 11 às 15h. No dia 12, a blitz educativa “Trânsito para Todos” vai movimentar a praça Padre João Álvares, no centro. A ação de panfletagem será feita por assistidos pela APAE às 12h.

Nos dias 16 e 19, às 10h, os estudantes vão acompanhar uma simulação de acidente de trânsito e resgate no Largo Monumental Vila São Carlos e no dia 28, às 10h, acontece o 1º Encontro de Motociclistas e Motoclubes pela Paz no Trânsito, também no largo, com a participação de bandas convidadas.

O encerramento está marcado para o dia 31 com a caminhada “Pela Paz no Trânsito”, com saída às 9h da EMEB Benedito Vieira da Motta, localizada na rua MMDC, 92 – Centro. “Elaboramos um cronograma diversificado, com uma série de situações, escolas e pessoas envolvidas. A ideia é ampliar a conscientização das crianças, que serão as condutoras no futuro, e fazer com que isso chegue aos mais velhos”, disse o secretário de Transportes, Rosinaldo Castro.

“Quero parabenizar nossa secretaria, que não mede esforços para as atividades do dia a dia e dá uma aula quando o assunto é segurança viária. Todos os dias nossa cidade recebe um grande fluxo de veículos e ter um cronograma tão amplo pensando na paz no trânsito é de extrema importância”, completou o prefeito Eduardo Boigues.