As baixas temperaturas dos últimos dias (28 e 29) levaram pessoas em situação de rua a procurar ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Social, em Itaquaquecetuba. A pasta realizou a busca ativa e acolheu, ao todo, 59 pessoas e dois cachorros, no albergue. As medidas são tomadas para auxiliar esse público vulnerável.

Na quarta-feira (28), a equipe foi até as ruas da cidade e recolheu nove moradores de rua, mas no local já estavam 21 pessoas, por meio de uma busca espontânea. Foram distribuídos dezenas de cobertores. Já na noite de quinta-feira (29), a pasta conseguiu retirar do frio 29 pessoas.

Todos são assistidos com um local para dormir, cobertores novos para prevenção a Covid-19, além de refeições diárias. O espaço possui local para banho quente, para lavar roupas, caso queiram, além de espaço para secar. Diariamente é servido o café da manhã, almoço e jantar, além de um café com lanche e chá durante a noite.

Enquanto a equipe percorria as ruas, houve uma solicitação de remoção de uma idosa no bairro Manoel Feio, mas a mesma se recusou a ir para o abrigo. “A gente realiza o trabalho de busca ativa, a população solicita remoção de moradores de rua, mas eles se recusam, nós não forçamos, mas deixamos a coberta e alimento”.

A Secretaria de Segurança Urbana também deu suporte para pessoas em situação de rua. Durante o patrulhamento, os guardas municipais estiveram em contato com eles e aos interessados, auxiliaram na remoção até o albergue.

Pessoas interessadas em ajudar podem realizar doações de cobertores na avenida João Barbosa de Moraes,994, Vila Zeferino ou mais informações pelo telefone 4753-4516.