A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba fez um balanço das principais ações do primeiro semestre de 2022 e destacou a entrega de mais quatro unidades escolares (creches Miguel Alves Pereira, Pastor Lamar Martins, Jandira Fortunata da Silva e Emiliana Pais da Silva) que propiciaram o aumento de 226 vagas na educação infantil.

Planejar iniciativas para tornar efetivo o ensino e a aprendizagem nas escolas no retorno às aulas pós pandemia foi um dos maiores desafios da pasta, mas deu certo. A Plataforma Conectados é um sistema gerenciador de dados para registro e acompanhamento do processo educativo da rede e foi criado com o objetivo de analisar os resultados e planejar ações.

Melhorar os indicadores educacionais também foi o foco da secretaria, que oportunizou formações em larga escala para 2.876 profissionais sobre o contexto escolar e gestão de pessoas. Parcerias com os governos federal e estadual também foram firmadas.

“Nossa luta é diária, constante e com resultados a médio e longo prazo. Enfrentamos um semestre desafiador, mas com união e o comprometimento de todos, avançamos”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

Recentemente, a Casa de Projetos Educacionais foi inaugurada com a missão de oferecer monitoria, convênios com entidades parceiras e suporte pedagógico para que as unidades escolares desenvolvam projetos que promovam a cultura de paz, respeito à diversidade, atividades esportivas, sustentabilidade e cidadania.

Outro grande destaque do semestre foram os 42 mil kits de material escolar distribuídos para os estudantes desde a educação infantil à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores também receberam um kit de apoio.

O quadro de professores foi ampliado para 2.069 titulares de cargo com o chamamento do concurso público de 2017. Esse aumento de efetivo também se refletiu no quadro de funcionários que prestam serviços terceirizados, como de limpeza. Além disso, agora a frota de transporte escolar conta com mais dois ônibus adaptados para o transporte de estudantes com deficiência.

A merenda escolar terceirizada tem ofertado um trabalho diferenciado e de qualidade, realizando testes de aceitabilidade na preparação de novas receitas, além de cardápio específico para crianças com restrição alimentar. A equipe de merenda escolar conta com 11 nutricionistas, três coordenadores e 233 merendeiras.

“É muito importante realizarmos esse balanço de ações, pois a educação se faz com diálogo e transparência. Temos até o final do ano muitos projetos importantes a serem concretizados na educação de Itaquá”, complementou o prefeito Eduardo Boigues.