A Emeb João Geraldo dos Santos, de Itaquaquecetuba, conquistou a 1ª colocação na categoria do Grupo 3 – municípios com população acima de 200 mil habitantes, da ‘2ª Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! – Projeto Boa Energia nas Escolas – ciclo 2018/2019. A 3ª colocação ficou com outra unidade escolar do município, a EMEB Ítalo Adami.

A entrega da premiação aconteceu na quinta-feira (21), nas dependências da EDP de Mogi das Cruzes. Representando a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) estiveram presentes supervisores e técnicos do Núcleo de Formação e Acompanhamento Pedagógico e Avaliação, diretores e professores convidados.

De acordo com o regulamento do certame, a presente “Gincana Cultural” visa estimular a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos estudantes no âmbito das escolas municipais localizadas na área de concessão da EDP SÃO PAULO e que aderirem a referida “Gincana Cultural”, desde que observados os termos e condições estabelecidos neste Regulamento.

A realização das tarefas foi de responsabilidade exclusiva de cada escola participante e respectivos alunos.  As tarefas se referiam à produção de vídeos, os quais foram publicados na plataforma do YouTube. As Tarefas buscavam o envolvimento de todos. Os critérios de pontuação foram baseados no maior número de curtidas nos vídeos e ao final, as três escolas mais bem posicionadas de cada categoria (grupo 1, 2 e 3) ganharam, cada uma, como prêmio um Sistema de Geração Fotovoltaica.

De acordo com o Engenheiro Luciano Cavalcante Júnior, Gestor Executivo da EDP São Paulo, o objetivo da Gincana foi envolver toda a comunidade escolar visando combater o desperdício de energia elétrica.

A secretária de Educação, Jane Moura Santos, parabenizou todos os envolvidos nas ações do ‘Projeto Boa Energia nas Escolas’ e, sobretudo, as unidades vencedoras da Gincana: Certamente o esforço de todas as comunidades escolares em combater o desperdício de energia, bem como se atentarem às medidas de segurança tanto no lar quanto em ambientes externos, sintetiza o sentido de vitória”. Para a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, o estímulo ofertado pela Gincana, paralela à execução do projeto foi um grande incentivo ao combate ao desperdício de energia.

Participaram do Projeto Boa Energia nas Escolas, edição 2018/2019, as seguintes unidades escolares: EMEB Prof. Alceu Magalhães Coutinho, EMEB Prof. Aurelino Leal, EMEB Dr. Charles Henry Tyler Townsend, EMEB Ítalo Adami, EMEB João Geraldo dos Santos, EMEB Dr. José de Freitas Mendonça, EMEB José Piacentini, EMEB Josefa Costa de Souza Moura, EMEB Vice-Pref. Juraci Marchioni, EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges, EMEB Santino Hayashi Amano e EMEB Village.