Foi realizado na sexta-feira (23) na EMEB Prof. Michel Alves Souza a formatura dos alunos do “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência” (Proerd). A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) e o 35º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Proerd tem por objetivo prevenir o uso de drogas nas escolas voltado aos alunos do ensino fundamental, na faixa etária entre 9 e 12 anos.  As formaturas iniciaram-se no dia 8 de novembro, com a EMEB Benedito Vieira da Mota.

Neste segundo semestre de 2018, o Proerd atendeu aproximadamente 700 alunos do Sistema Municipal de Ensino. O Programa é estruturado pela participação dos alunos em sala de aula, caracterizado por um encontro semanal com duração de uma hora aula, momento em que são ministradas as orientações por policiais treinados especialmente para atender esse público, sendo que nessa etapa os instrutores são o CB PM José Roberto e o CB PM Célio.

Como material didático para acompanhar as aulas, o programa oferece uma cartilha para cada educando. E, por fim, após a conclusão do curso é realizado a formatura, momento em que os discentes recebem certificados e fazem um juramento em público comprometendo-se a resistir quando da oferta do uso de drogas e a prática de violência.

Presente na formatura da EMEB Michel Alves, a supervisora da unidade escolar Rita de Cássia Luciano disse que é de grande importância para o município de Itaquaquecetuba o desenvolvimento do Projeto Proerd. “É uma prevenção ao uso de drogas perante nossos alunos de quinto ano e seus familiares”.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, não há melhor caminho para prevenção às drogas que o da educação. “Neste sentido parabenizo a equipe do Proerd de Itaquaquecetuba, bem como todas as comunidades escolares envolvidas nesta ação de grande relevância”, concluiu Verônica. Já a secretária de Educação Jane Moura Santos disse que: “As drogas é um mal que assolou a sociedade, principalmente as crianças e jovens, neste sentido todos os programas de combate ao uso de drogas, como este do Proerd, é fundamental apoiarmos e sermos parceiros”, disse Jane parabenizando todos os envolvidos na ação.

As próximas formaturas vão ocorrer conforme o seguinte cronograma:

29/11/2018 – 9h

EMEB Eng. Chiozo Kitakawa

Rua: Pedro de Toledo nº 115 – Jardim Caiuby

30/11/2018 – 15h20

EMEB Ver. João Marques

Rua: Olavo Bilac nº 121 – Jardim Altos de Itaquá

4/12/2018 – 10h

EMEB Prof. Aurelino Leal

Rua: Distrito Federal nº 232 – Vila Ercília

5/12/2018 – 10h

EMEB Prof. Paulo Nunes

Rua: Santa Catarina nº 382 – Morro Branco

11/12/2018 – 10h

EMEB Ver. Augusto dos Santos

Rua: Cabrália Paulista s/nº – Estação