Inaugurada em 6 de novembro de 2009, a Escola Municipal Ambiental Nelson Barreto da Silva completará 10 anos. Já recebeu mais de 35 mil visitantes e é local para trabalhos de formação dos professores, visitação de alunos e ações de conscientização. Para celebrar essa data, ganhará uma maquete de suas instalações.

A unidade segue a linha sustentável. Possui uma cisterna com uma caixa de 20 mil litros para armazenar águas pluviais (que depois alimentam as descargas acopladas e regam o jardim). Com a horta e o jardim tem-se uma grande área permeável. E, por estar inserida no Parque Ecológico Mário do Canto, possui muito verde dentro e no seu entorno.

Além da luz de led as muitas janelas permitem um uso eficiente da energia elétrica. Da proteção da porta feita com garrafa pet ao interior do local encontra-se móveis feitos de pallet, caixotes e enfeites confeccionados com materiais reutilizáveis.

Na semana passada, representando em detalhes a estrutura física da Escola o jardineiro do próprio local, o Sr. Nilton Martins da Cunha, criou e doou uma linda maquete da Escola Municipal Ambiental Nelson Barreto da Silva. “A EMA trata de assuntos importantes para todos nós. Cuido dela como se fosse parte da minha casa maior, pois ela é parte do planeta, mas no dia a dia é parte do meu mundo. Ser jardineiro dela é algo que eu faço com muito carinho”, disse.