A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba recebeu um chamado, na manhã desta quinta-feira (3), para atender uma tentativa de assalto na rodovia Governador Mário Covas Júnior, no limite da cidade com Suzano. A vítima foi um GCM que estava indo para o trabalho, em Guarulhos. Guardas de Suzano e Guarulhos também prestaram apoio durante a ocorrência.

“Após o patrulhamento, os policiais municipais de Itaquá detiveram um suspeito no bairro Jardim Odete, que confessou ter praticado o crime. Por conta de um ferimento de arma de fogo, a equipe o conduziu até o Hospital Santa Marcelina, onde foi medicado e levado até a delegacia”, relatou o secretário de Segurança, Anderson Caldeira.

Os GCMs que acompanharam a ocorrência explicaram que, durante a ação, a arma que a vítima portava foi roubada, mas o guarda estava com uma segunda arma, que utilizou em sua defesa, atingindo os dois assaltantes.

De acordo com o prefeito Eduardo Boigues, as equipes da cidade estão bem preparadas. “Hoje, a GCM atua como polícia urbana, passa por treinamentos, está equipada e pronta para todo tipo de atendimento.”

A vítima e a equipe da GCM foram para a delegacia e registraram a ocorrência. O assaltante permaneceu preso, uma vez que confessou a participação no crime. Um suspeito chegou a ser atendido na Santa Casa de Mogi das Cruzes, mas não foi reconhecido pela vítima e liberado.

Em casos de crimes ou suspeitas, a GCM pode ser acionada pelo 153.