No último fim de semana, do dia 10 ao dia 12, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba, com o apoio da Polícia Militar (PM), realizou ações de policiamento preventivo. O objetivo foi manter a presença de agentes em pontos de denúncias a fim de manter a tranquilidade.

A Secretaria de Segurança Urbana mapeou 15 áreas por meio da Central de Operações da GCM. Os locais conhecidos como potenciais para a realização dos fluxos estavam tranquilos, enquanto 14 bares e tabacarias foram fiscalizados por perturbação de sossego entre sábado (11) e domingo (12), com a apreensão de som acoplado no porta-malas.

Durante o deslocamento para atendimento de ocorrências, uma motocicleta foi apreendida em cima da calçada. Segundo denúncias, jovens trafegavam de forma imprudente, causando riscos de acidente. O condutor estava alterado e foi autuado no artigo 181, inciso XVIII do Código de Trânsito Brasileiro, por estacionar a moto em local proibido.

O policiamento preventivo seguiu reforçado nos bairros, tendo encerrado um pancadão com aproximadamente 400 pessoas após denúncias feitas via 153, no Jardim Celeste. De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, a população mantém uma participação importante nessas ações. “Com as inúmeras denúncias, conseguimos mapear a necessidade da população, dar uma resposta mais assertiva e diminuir a criminalidade.”

O prefeito Eduardo Boigues disse que vai continuar investindo na segurança da cidade. “Nossos cidadãos merecem segurança. Vamos investir fortemente nessa área e acabar com a criminalidade”, finalizou. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana reforça que a população pode denunciar anonimamente pelo telefone 153 ou pela Base Uberaba (11) 4753-1108.