A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer iniciou as aulas de Futebol de 5, modalidade voltada para deficientes visuais na última semana, porém a pasta ressaltou que ainda há vagas e os interessados podem procurar a Secretaria para efetuar a inscrição no Ginásio Municipal ‘Sumiyoshi Nakaharada’, na Rua Santa Rita de Cássia, 151, no bairro Vila Japão.
As aulas são sempre as sextas-feiras, no Ginásio Municipal e esta é uma nova modalidade inserida na grade da Secretaria este ano. No ato da inscrição é preciso apresentar uma cópia do RG do aluno e do responsável (se for menor de 18 anos), cópia do comprovante de residência, atestado médico e uma foto tamanho 3X4.
A Prefeitura, através da pasta de Esportes já oferece modalidades esportivas voltadas às pessoas com deficiências física e intelectual, como atletismo, bocha adaptada e, como já mencionado, o futebol de 5.
A Secretaria de Esportes e Lazer informou que a idade para participar do projeto é de 11 a 30 anos, com possibilidade de inserir pessoas com idade superior ao limite estipulado, de acordo com a capacidade física.
FUTEBOL DE 5 De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o futebol de 5 é exclusivo para deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paralímpicos de Atenas também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas.