Ouvir notícia:
…
Transformação pode ser vista em todas as áreas
Itaquaquecetuba vai comemorar 465 anos de história na próxima segunda-feira (8). Em um balanço da administração municipal, o trabalho deste ano coloca Itaquá em lugar de destaque, apontando para o futuro. Os resultados mostram avanços em áreas que impactam diretamente na vida da população.
A concha acústica do Parque Ecológico Mario do Canto, que será oficialmente entregue na segunda (8), é o novo espaço da cidade para eventos e apresentações artísticas. Além disso, ao longo deste ano foram promovidas 57 edições da Bancada Literária, com a distribuição de 3.350 livros, e dez edições do Cultura Itinerante, que levou atividades aos bairros.
No campo da assistência social, o município promoveu encontros para fortalecer políticas públicas, como o 3º Fórum de Prevenção e Enfrentamento do Trabalho Infantil (PETI), a 11ª Conferência de Assistência Social e o 2º Seminário Intersetorial da Primeira Infância.
O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) registrou 1.756 atendimentos, enquanto o Centro Pop contabilizou 2.210. No total, foram cerca de 5 mil pessoas atendidas de forma individualizada e outras 4,5 mil em atividades em grupo, somando cerca de 9,5 mil atendimentos diretos.
O Cadastro Único também registrou números relevantes: 47.426 famílias foram atendidas, sendo 19.847 com cadastro atualizado e 6.003 incluídas no sistema. Foram contabilizadas 17.431 consultas de informações e a emissão de 2.612 comprovantes de cadastro que atestam a situação das famílias junto à rede de assistência.
No quesito zeladoria, a operação tapa-buraco contabilizou mais de 120 mil reparos. Foram recolhidos mais de 4 mil m² de material em 35 ações do cata-treco e retirados cerca de 13.412 m³ de resíduos durante limpezas e desobstruções em rios e córregos.
Ainda falando em ações que impactam no meio ambiente, foi inaugurado o Ecoponto Morro Branco, chegando a 21 unidades na cidade voltadas ao descarte correto de resíduos, além do Hotel de Insetos e o projeto Jardins Comestíveis no parque. Outra novidade foi o programa Raízes do Futuro.
Na segurança, os destaques ficam para a apreensão de 300 quilos de drogas e a entrega de cinco novas viaturas para a Guarda Civil Municipal, completando a renovação total da frota. As bases comunitárias da Vila São Carlos e do Maragogipe estão nos últimos detalhes da reforma e uma nova base caminha para a finalização no Monte Belo.
Novo recapeamento chegou a 11 bairros, além de ter sido construído o talude Nossa Senhora d’Ajuda e realizada a reforma da UBS Jardim Tropical e do Centro de Convivência da Melhor Idade.
“O aniversário de 465 anos é uma data que nos enche de orgulho. Estamos trabalhando em várias frentes para entregar uma cidade mais estruturada, com mais qualidade de vida e oportunidades para a população”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
Na educação, nove unidades escolares foram entregues, gerando 2,7 mil novas vagas, e os 43 mil estudantes da rede receberam uniforme e material escolar. No campo habitacional, a gestão municipal entregou 1,2 mil matrículas de regularização fundiária para moradores de quatro núcleos e a cidade recebeu serviços da CDHU.
Na saúde, o Agiliza SUS mostrou a que veio, superando suas próprias expectativas com 44 mil atendimentos já realizados entre a primeira e a segunda fase. As unidades básicas de saúde do Jardim Miray, para realizar 15 mil atendimentos por mês, e do Recanto Mônica, para 7 mil, receberam uma repaginada e já voltaram a atender.
Ampliando a rede de cuidado, foi inaugurada a sala SABEM de saúde e bem-estar da mulher dentro da Casa da Mulher e a van Atende+ Saúde e Cidadania passou a oferecer atendimento de saúde, com vacinação e agendamentos. Além disso, o trabalho focado na juventude segue forte com o Projovem e pelo recente lançamento da Agenda Jovem.
O vice-prefeito Rogério Tarento também destacou o momento vivido pela cidade. “Itaquá está em constante evolução. É emocionante acompanhar tantas entregas e saber que cada trabalho tem resultado direto no dia a dia dos munícipes.”
Pelo esporte, foram entregues a área de lazer do Jardim do Carmo, a quadra da Vila Maria Augusta e a pista de skate da Vila Virgínia para dar mais opções de lazer aos munícipes e ocupar espaços ociosos na cidade. Na mobilidade, a gestão reformou o Terminal Manoel Feio e construiu um novo no Piratininga.
Outro equipamento importante entregue para a cidade, em parceria com o Fundo Social de São Paulo, foi a Praça da Cidadania, no Marengo, para geração de emprego e renda. Neste ano, o Fundo Social do município ainda realizou o casamento comunitário de 40 casais, promoveu um evento com a Luiza Brunet e reverteu a verba em doação de mobília para famílias afetadas pelas enchentes, além de mobilizar sua tradicional campanha de inverno.
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, ressaltou o trabalho conjunto das pastas. “A articulação entre as secretarias tem sido fundamental para que as ações cheguem de forma benéfica e com qualidade para a população. Essa união garante que os resultados apareçam e que a cidade avance cada vez mais”, finalizou.
Fotos: Dayane Oliveira














