Município destaca importância da articulação na prevenção de impactos à população e à economia

O município de Itaquaquecetuba participou da apresentação oficial do Plano Verão 2025-2026, promovida pela EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região. O evento ocorreu na quarta-feira (1), em São José dos Campos, reunindo autoridades e representantes do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Representando Itaquaquecetuba, estiveram presentes equipes da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico e da Defesa Civil, que acompanharam as exposições técnicas e estratégicas apresentadas. Foram discutidas medidas para o enfrentamento de eventos climáticos extremos que, nos últimos anos, têm impactado diretamente a infraestrutura elétrica, a segurança da população e a continuidade das atividades econômicas.

A abertura foi conduzida pelo diretor-presidente da EDP, Dyogenes Rosi, que destacou ações da empresa diante de ocorrências severas em sua malha de mais de 30 mil km de rede de distribuição, entre elas soluções para mitigação de riscos, como a reorganização das bases operacionais, realocação estratégica de equipes, mutirões de manutenção preventiva (como poda de árvores e limpeza urbana), investimentos em tecnologia e aperfeiçoamento da comunicação com os usuários.

O plano apresentado também define as prioridades de atendimento emergencial em casos críticos, com foco em hospitais, asilos, áreas com cabos energizados rompidos e regiões com risco iminente à vida. Outro destaque foi a apresentação do meteorologista da Climatempo Pedro Regoto, que trouxe um panorama das mudanças climáticas globais desde 1881 e apresentou previsões para o período entre outubro de 2025 e março de 2026. Segundo ele, o verão será de temperaturas amenas, porém com episódios de chuvas intensas e mudanças climáticas bruscas.

O secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila, destacou a importância da preparação. “Uma gestão adequada do fornecimento de energia propicia a atração de novos empreendimentos, assim como o andamento contínuo da cadeia produtiva. Ocorrências climáticas severas afetam os empresários da cidade, que sofrem com enchentes, ausência de colaboradores em dias de calamidade, perda de produção e, claro, interrupções no fornecimento de energia, elemento essencial para o funcionamento das empresas e a manutenção da produtividade.”

As informações obtidas durante o evento serão compartilhadas com os demais gestores municipais de Itaquá para subsidiar ações de planejamento, prevenção e resposta aos efeitos das mudanças climáticas. “A participação de Itaquá no evento reafirma o compromisso da administração municipal com o enfrentamento à imprevisibilidade climática, priorizando a segurança da população, a continuidade dos serviços essenciais e o fortalecimento do ambiente de negócios na cidade”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.