Será possível receber orientação sobre o tema e fazer o teste rápido de hepatite B e C

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba vai realizar, entre os dias 24 e 28 de julho, a ação Julho Amarelo de combate às hepatites virais. A atividade vai ocorrer em toda a rede de atenção básica de saúde das 8h às 16h com orientação sobre o tema e testes rápidos de hepatite B e C.

A ação tem por finalidade reforçar as atividades que já são realizadas pela pasta ao longo do ano, além de ampliar o controle e a vigilância. Através da testagem, é possível realizar a prevenção e diagnosticar a doença precocemente, encaminhando a pessoa para seguimento e tratamento na unidade de referência.

“Como nem sempre a hepatite apresenta sintomas, o diagnóstico precoce se faz ainda mais importante. Nosso maior objetivo é proteger a população de qualquer suspeita. A melhor forma de fazer isso é com ações de conscientização e testes oferecidos gratuitamente”, explicou a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Entre os sintomas mais comuns estão o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além de urina escura.

O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão. “Saúde é coisa séria e precisamos tratar a hepatite com a atenção necessária, realizando testes e conscientizando a população”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.