A Defesa Civil de Itaquaquecetuba recebeu nesta quinta-feira, 22, um caminhão tanque para ser utilizado no combate a incêndios vegetais. O veículo, um Ford Cargo 1119, veio através de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Equipado com canhão de água, um tanque com capacidade de 5 mil litros, giroflex, sirene, rádio transmissor, alto falante, GPS e caixa de ferramentas, o caminhão irá contribuir com os trabalhos durante a Operação Estiagem 2017, que começou neste mês de junho e vai até outubro e tem como objetivo garantir a integridade de campos e matas através de ações de prevenção, monitoramento e combate ao fogo, neste período de ar seco e ventos fortes.

O evento de entrega das chaves ocorreu no Parque Ecológico Mário do Canto e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Gilson Fidélis, membros do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e agentes da Defesa Civil.

Fidélis citou que este ano haverá uma grande parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil para o monitoramento de áreas verdes que possam ter potenciais focos de incêndio.

“Vamos fazer junto com a Defesa Civil um trabalho de monitoramento e prevenção das áreas verdes da cidade e que possam vir a ser possíveis focos de incêndio”, comentou o secretário.

Para Kléber Conceição, coordenador da Defesa Civil, é importante ficar atento aos mapas meteorológicos para verificar a velocidade dos ventos e a humidade relativa do ar.

“O tempo seco é propício para incêndios em matas e esse caminhão irá contribuir com o nosso trabalho”, comentou Conceição.

Provocar incêndios florestais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena de multa e até prisão, denuncias podem ser feitas pelo telefone 199.