Ouvir notícia:
…
Oito casos suspeitos foram notificados, sendo três já descartados
A Prefeitura de Itaquaquecetuba atualizou, nesta quinta-feira (9), os números relacionados aos casos suspeitos de intoxicação por metanol. Oito foram notificados, sendo três descartados, cinco sob investigação e uma morte. Os casos suspeitos são pessoas com idades entre 20 e 48 anos.
Para enfrentar o problema, a administração está reforçando as ações de fiscalização em toda a cidade. No último fim de semana, duas adegas tiveram produtos apreendidos e descartados por irregularidades. Já nesta semana, três estabelecimentos passaram por inspeção e estavam dentro das normas sanitárias.
“Estamos acompanhando de perto cada caso e não vamos medir esforços para proteger a população. As equipes estão nas ruas e as ações vão continuar”, afirmou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
Desde a última sexta-feira (3), o município conta com o Gabinete de Gestão de Riscos e Crises (GGRC), criado para monitorar o cenário, coordenar medidas preventivas e garantir uma resposta rápida diante de novas ocorrências. Os casos também são analisados pelo Comitê de Óbito, que aprofunda as investigações clínicas e epidemiológicas.
“A ação é fundamental para evitar novas intoxicações. Seguiremos firmes fiscalizando, ouvindo a população e cuidando da saúde de todos”, destacou Gabriel Rocha, secretário de Saúde e de Assistência Social.
A população pode colaborar denunciando irregularidades pelos canais da Vigilância Sanitária, Ouvidoria, GCM, Procon e Fiscalização de Posturas. Todos os contatos estão disponíveis no site da prefeitura.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso da gestão com a vida dos moradores. “Estamos tratando esse assunto com a seriedade que exige. A prioridade é garantir a segurança de todos e manter a informação clara e direta para a população”, finalizou.