Evento foi promovido pela prefeitura, em parceria com a UNCME/SP

O 28° Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação de São Paulo foi marcado por muita emoção. Tendo como tema “O inimaginável, o sensível e o pluridiverso do fantástico mundo das infâncias”, o evento ocorreu durante três dias (de 2 a 4 de maio) em Itaquaquecetuba.

Com público estimado de cerca de 500 pessoas, o objetivo foi promover e fortalecer a intersetorialidade entre os conselhos, além de garantir a troca de experiências e colaborar com a formação editorial e científica.

“O município se empenhou para realizar esse evento porque é de grande valia as discussões que foram geradas nesses três dias. Os conselhos nos representam, por isso agradecemos a presença de todos”, disse o secretário de Educação de Itaquá, José Rosa.

Sob a coordenação geral da seccional de São Paulo da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME/SP), a proposta explorou as múltiplas facetas da infância, reconhecendo e valorizando a diversidade que a permeia.

O coordenador estadual da UNCME/SP, também presidente do Conselho Municipal de Educação de São José do Rio Pardo, Milton Herrera, fez a abertura oficial. “É uma grande alegria realizar mais esse encontro. Recepcioná-los é um privilégio porque nos fortalece para estarmos de mãos dadas nessa marcha em defesa da educação pública de qualidade”, disse.

A cerimônia de quinta (2) contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, da primeira-dama Mila Prates, membros dos conselhos municipais, docentes, discentes, licenciandos, dirigentes municipais e regionais de ensino, comunidades escolares e operadores do direito à educação.

“Itaquaquecetuba tem um lugar de destaque na área da educação. Sabemos que para ter sucesso na vida é preciso ter uma boa educação, por isso somos gratos por promovermos um evento tão importante na cidade”, destacou Boigues.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do músico Tony Gordon, vencedor do The Voice Brasil, que presenteou o público com uma performance especial. Em seguida, cantoras do Núcleo Pindamonhangaba participaram da apresentação, depois Tony cantou com estudantes e personagens do projeto Vôlei Mania, do Instituto Maurício de Sousa.

O evento teve continuidade na sexta (3) com oficinas temáticas que abordaram os assuntos: brincar na educação infantil, educação inclusiva, o conselho de alimentação escolar, questões curriculares na educação infantil, além de dinâmicas culturais e palestras sobre temas étnico-raciais e povos originários.

Personalidades da educação infantil conduziram as oficinas, como Rita Coelho, Solidade Menezes, Márcia Bernardes, Flávia Fontes e Leila Oliveira Costa, que são referências nesse campo. A programação se estendeu até sábado (4) com atividades culturais e palestras.