Com objetivo de incentivar a posse responsável e combater o abandono de animais, o município de Itaquaquecetuba realizará pelo segundo ano consecutivo a “CaminhaCão”. O evento ocorrerá no Parque Ecológico Municipal – Rua Cabrália Paulista, s/nº – Bairro da Estação – e contará com diversas atrações entre as 8h30 e 14h.

Organizado pela Paiol – Centro Veterinário e Pet Shop, Vet Dr. Pet Centro Veterinário e Pet Shop e Academia dos Cães em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, a CaminhaCão 2017 é uma das atividades deste ano em comemoração ao aniversário de 457 anos da cidade. O prefeito Dr. Mamoru Nakashima e a primeira dama Joerly Nakashima devem participar do evento.

A expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente 1.500 pessoas para promover a interação entre os cães e seus tutores, debater os direitos dos animais, além de abordar questões importantes como a integração entre o homem e o animal, bem como tirar as pessoas do sedentarismo e combater o estresse dos pets. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará no local para fazer a vacinação antirrábica dos animais que ainda não foram imunizados este ano contra a doença.

O evento é totalmente gratuito e todas as famílias do município e da região estão convidadas a participar.

A programação da CaminhaCão 2017 inclui caminhada, apresentação de agility e dos cães do Canil da GCM (Guarda Civil Municipal), orientações sobre técnicas de adestramento, dicas veterinárias para zelar pela saúde dos animais, exposição de produtos para cães e distribuição de amostras de ração, brindes e material informativo, além de feira para adoção de animais.

Haverá ainda seis unidades de food trucks para as famílias que tiverem interesse em se alimentar no local do evento e desfrutar de um dia de passeio no Parque Ecológico de Itaquá.

De acordo com os organizadores, as famílias que quiserem participar e levar os seus cachorrinhos para a Caminhacão devem ficar atentas às orientações, uma delas é manter o animal com a guia adequada ao seu porte, uma vez que não será permitido que nenhum cachorro fique solto no Parque.

Ainda segundo os organizadores cada cachorro deve ser conduzido por quem possa controlá-lo. Os de grande porte (pitbull, rottweiler, fila brasileiro, entre outros) devem estar com focinheira durante o evento. Além disso, cadelas no cio e animais não sociáveis não devem participar.