O Largo Monumental Vila São Carlos, em Itaquaquecetuba, está ganhando uma cara nova e terá um salto em desenvolvimento. A tradicional feira livre passa a dividir o espaço com pistas de caminhada e ciclismo, um local para food trucks e um conglomerado de brinquedos. O projeto feito pela Prefeitura de Itaquaquecetuba também inclui a implantação de uma concha acústica, que será construída nos próximos meses. 

As calçadas do entorno terão os bloquetes trocados por concreto, o largo ganhará lâmpadas de LED, novos bancos, outra academia ao ar livre, sendo que a antiga será mantida e revitalizada, e será instalado um velocímetro nas pistas, que possuem 256 metros de extensão.

O largo tem 13.970 metros de comprimento e, até o momento, foi feita a fresagem e recapeamento do local onde estão as pistas, além da pintura e sinalização, a poda das árvores e a revitalização dos banheiros. O canteiro que fica próximo aos banheiros foi retirado para melhorar a passagem dos feirantes e a base da Guarda Civil Municipal (GCM) passa por uma reforma promovida pela Fempi (Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba).

Esse trabalho tem o envolvimento de, pelo menos, cinco secretarias: Esporte e Lazer, Transportes, Serviços Urbanos, Obras e Governo. O prefeito Eduardo Boigues também quer instalar câmeras no local para que seja feito o monitoramento através da base da GCM.

“Fizemos reuniões com os feirantes e seus representantes para que haja a integração da feira com a área de lazer, que é uma reivindicação antiga dos moradores. Com o aumento no fluxo de pessoas, os feirantes também serão beneficiados”, explicou o prefeito.

A feira ocupará as laterais, dentro do largo, e além do sábado de manhã, o prefeito tem como meta promover feiras gastronômicas todos os dias à noite. A distribuição das barracas passa por fase de teste e o número de vagas e locais de estacionamento estão sendo definidos.

Quando os índices da pandemia diminuírem e a população já estiver quase toda vacinada, a ideia é que o largo seja palco de grandes eventos. Além do público já estar utilizando as pistas de caminhada e ciclismo, aulas de funcional, ritmo e alongamento ocorrem toda terça e quinta-feira pela manhã.