Na primeira etapa, 1,2 mil consultas foram realizadas em 14 dias
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba iniciou a segunda etapa do mutirão de oftalmologia. A ação que ocorreu durante 14 dias em uma unidade móvel que ficou estacionada no Largo Vila São Carlos realizou 1,2 mil consultas e, desde a última quinta-feira (16), as cirurgias de catarata começaram a ser feitas.
Ao todo, 500 pacientes serão atendidos no prédio da Central da Saúde e a expectativa é realizar 100 cirurgias por dia. Os pacientes saem do local com um kit de pós-operatório que inclui colírios antibióticos, anti-inflamatórios e óculos de proteção.
“Nosso mutirão está sendo um sucesso. Conseguimos atender mais de mil pessoas e constatamos que 500 delas realmente precisam de cirurgia. Agora vão conseguir enxergar melhor. A catarata é responsável por muitos casos de cegueira e cuidar disso de forma preventiva se torna ainda mais importante”, destacou a secretária de Saúde, Ariana Julião.
Após a cirurgia, os pacientes vão passar por três acompanhamentos, sendo o primeiro após 24 horas da cirurgia, o segundo após sete dias e o terceiro e último em trinta dias.
“Uma das grandes obrigações de um gestor é cuidar da saúde da população e isso passa primordialmente pela visão. Esse mutirão é uma grande conquista para todos nós e aos poucos estamos resolvendo problemas do passado, que é a fila para cirurgias”, completou o prefeito Eduardo Boigues.