A Prefeitura de Itaquaquecetuba está disponibilizando 200 vagas mensais em cursos on-line e gratuitos por meio de uma parceria com o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) para qualificar e preparar estudantes para o mercado de trabalho. Os cursos fazem parte do programa Ciee Saber Virtual e são divididos em cinco tipos de conteúdos, que totalizam 25 modalidades, com duração que varia de 8 a 40 horas.

No preparatório para concursos públicos estão inclusas disciplinas de matemática, língua portuguesa, conhecimentos gerais, direito constitucional e administrativo. Há também cursos com foco na importância do LinkedIn, postura e imagem profissional, processo seletivo e o futuro do mundo do trabalho. Na área de informática, estão disponíveis cursos de Word, PowerPoint, Excel e Acess. 

No campo da orientação e informação profissional, os temas variam entre superação, ética e liderança, como escolher uma profissão, como ser um empreendedor, jovens em tempos digitais e como desvendar o consórcio na prática. Em comunicação e matemática, conceitos, dicas e estratégias são trabalhados, além de técnicas de expressão verbal, produção de textos, gramática prática e cidadania.

Completam o escopo os cursos relacionados a empreendedorismo, que buscam incentivar a criatividade e observação de oportunidades de negócios, além de apresentar novas possibilidades para habilidades criativas e inovadoras com foco na geração de renda e tendências de mercado. As modalidades buscam formar jovens empreendedores, ensinam a ter atitude empreendedora e sobre educação financeira. 

Para participar de qualquer curso é necessário ter mais de 14 anos e ser estudante matriculado no ensino médio, técnico ou superior. Basta realizar o cadastro no site www.ciee.org.br e o estudante que finalizar o curso terá direito ao certificado. “Desde o primeiro dia de gestão, estamos lutando para fazer de Itaquá uma cidade com mais oportunidades de trabalho e isso inclui melhorarmos a qualificação dos jovens. Vamos ajudá-los na formação de competências técnicas para o mundo corporativo”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.