O ecoturismo de Guararema e os seus principais pontos turísticos como os parques da Ilha Grande e da Pedra Montada serão visitados nesta sexta-feira (18 de agosto) por um grupo de idosos que frequentam as atividades do Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba. O passeio faz parte de uma parceria entre Prefeitura de Itaquá (por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Turismo) com o Governo do Estado, através dos projetos “Roda São Paulo” e “Melhor Viagem”. A iniciativa tem por objetivo promover o bem-estar das pessoas de mais de 60 anos com a prática de atividade turística.

Cerca de 70 idosos devem participar do passeio deste mês. O ponto de encontro do grupo nesta sexta será a Secretaria Municipal de Cultura. Os dois ônibus disponibilizados pelo programa estadual sairão do município por volta das 7h.

Segundo a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social de Itaquá, Joerly Nakashima, a gestão municipal comandada pelo prefeito Mamoru Nakashima tem trabalhado para proporcionar qualidade de vida aos grupos da melhor idade, por meio da interação entre os idosos, a valorização do convívio social e promovendo o fortalecimento de vínculos familiares com os projetos desenvolvidos no Centro de Convivência e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer lugares jamais visitados por eles. Mesmo Guararema ficando bem próximo a Itaquá, muitos dos nossos idosos jamais estiveram lá. Queremos proporcionar esse passeio para que eles aproveitem bastante”, comentou Joerly.

PARCERIA Os projetos estaduais “Roda São Paulo” e “Melhor Viagem” também incentivam o fomento da economia de cidades do Estado, que durante a baixa temporada de viagens, recebem poucos visitantes.

Pela parceria, a Secretaria Estadual de Turismo dispõe do transporte e os roteiros, que podem estar a uma distância máxima de 200 quilômetros da cidade de origem, enquanto o município seleciona os turistas. Este será o quinto passeio do ano. O primeiro foi para Embu das Artes, seguido por Bertioga, Parque do Ibirapuera e Serra Negra. Outras duas rotas estão previstas até o final do ano (Aparecida e São Roque).