Um balanço realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba indicou que mais de mil mudas de árvores foram plantadas na cidade até o mês de outubro de 2018.

A Prefeitura disponibiliza gratuitamente mudas de árvores nativas a todos os munícipes que tiverem interesse em fazer o plantio, podem ser adquiridas até 05 mudas por ano para plantar em seu imóvel. Para isso, a solicitação para a retirada das mudas deve ser realizada presencialmente na própria Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (Endereço: Travessa Cabrália Paulista, nº 100 – Bairro da Estação – Itaquaquecetuba), devendo o interessado apresentar cópias do RG, CPF, IPTU e comprovante de endereço. É obrigatório que o cidadão realize o plantio dentro do município de Itaquaquecetuba.

Algumas das espécies plantadas e doadas são: Ipê Branco, Ipês Roxo, Ipês Rosa, Ipê Amarelo, Flamboyant, Pitanga, Araçá Amarelo, Sibipiruna, Mamãozinho, Jacaranda Mimoso, Angico Branco, Aroeira Pimenta, etc.

O secretário de Meio Ambiente, Gilson Fidélis, disse que a doação de mudas ampliou as áreas verdes do município.

“Desde que passamos a doar mudas de árvores para os munícipes, as áreas verdes do município tem sido ampliadas, pois, cada pessoa que retira uma árvore na Secretaria de Meio Ambiente assume o compromisso de apresentar em até 30 dias um relatório fotográfico à pasta, para que seja comprovado o plantio das árvores adquiridas”, comentou Fidélis.

De acordo com o chefe da pasta, o Parque Ecológico Mario do Canto receberá melhorias e o plantio de mais árvores.

Mais informações sobre como obter uma muda podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 4647-1210 ou pelo e-mail meioambiente@itaquaquecetuba.sp.gov.br.