A Prefeitura de Itaquaquecetuba, através da Secretaria de Transportes, tirou de circulação em apenas uma semana 20 ônibus da empresa concessionária que presta serviços no município. A iniciativa faz parte de uma grande operação de fiscalização dos ônibus das linhas municipais, visando a melhoria dos serviços e a segurança dos passageiros.
As incursões estão sendo feitas em vários bairros da cidade, com os fiscais da Secretaria de Transportes verificando todos os itens de segurança dos ônibus, como luzes, elevador para cadeirantes, setas, faróis, documentação do veículo e do condutor.
Os agentes encontraram de tudo um pouco, lâmpadas queimadas, elevadores sem funcionar, portas soltando borrachas, bancos desencaixados e muita sujeira.
De acordo como secretário de Transporte, Luís Cláudio Rodrigues, a fiscalização seguirá intensa.
“Por determinação do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, a fiscalização seguirá rígida nos ônibus e aquele que não estiver em condições sofrerá as punições previstas. Tudo que encontramos hoje de irregular vamos notificar e recolher os veículos, para que a empresa solucione os problemas, estamos pensando na segurança da população”, disse Rodrigues.
Todos os veículos recolhidos e que passam por manutenção na empresa, são vistoriados pelos agentes da Secretaria de Transportes antes de retornarem às ruas, somente após atender todas as exigências eles são liberados para trafegar.
É importante frisar que mesmo com o recolhimento dos ônibus, o serviço não fica prejudicado, pois, a empresa é obrigada a substituir o veículo por uma reserva técnica.
A licitação do transporte público, tão esperada pela população, irá acontecer neste ano segundo o prefeito Mamoru.
“Iremos fazer um contrato de prestação de serviço do transporte público que beneficie a população”, disse.
As ações de fiscalização irão continuar durante os próximos dias, até que a frota inteira seja vistoriada.