A Prefeitura de Itaquaquecetuba, através da Secretaria de Transportes, solicitou a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) a extensão da linha intermunicipal 145 Suzano (Cidade Edson) / São Paulo (Estação CPTM Itaim Paulista), em seu trecho que compreende o município. O objetivo do pedido é atender a demanda de pessoas que se dirigem ao Hospital Santa Marcelina.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Luís Cláudio Rodrigues, há uma demanda grande de usuários que seriam beneficiados com essa extensão.
“Recebemos muitos pedidos dos munícipes sobre essa linha, as pessoas hoje precisam fazer longas caminhadas para chegar ao Hospital, com a mudança, elas desceriam na frente da unidade”, comentou Rodrigues.
A alteração proposta pela administração beneficiaria moradores dos bairros da Vila Japão, Centro, Jd. Odete, Jd. Americano, CDHU, Jd. Nova Itaquá, Estação, entre outros.
De acordo com prefeito Dr. Mamoru Nakashima, Itaquaquecetuba terá um transporte municipal melhor no próximo ano.
“Já começamos os estudos para a nova licitação do transporte da cidade a partir do ano que vem, a população será ouvida e nos ajudará a definir as regras, se serão duas empresas, se haverá cobrador, mais linhas, ônibus com ar condicionado, mais veículos com acessibilidade, passe livre estudantil, enfim, tudo isso será feito numa grande parceria entre a administração e o povo”, disse o prefeito.
Mamoru também exigiu da atual concessionária que seja apresentado até o final de abril um novo de modelo de integração, onde o usuário possa utilizar as linhas por um prazo de tempo pagando uma só passagem.