O prêmio Mulher em Destaque 2019 homenageou 11 mulheres, representando diversos segmentos, e um homem que atua em prol do público feminino. O evento é promovido há seis anos pela Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, que tem objetivo de enfatizar o protagonismo da mulher em suas atividades. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, 29, na Câmara Municipal.

A premiação encerra as atividades em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8. A abertura foi feita pela primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô. Ela fez um discurso de motivação para o público feminino com incentivo para que elas busquem seu espaço no âmbito pessoal e profissional. “Nós mulheres fazemos tudo, damos conta da casa, da família e também do trabalho. Somos multitarefas e temos capacidade de estar onde quisermos. Vemos aqui mulheres que estão em profissões tidas como masculinas, mas que fazem seu trabalho com excelência. E é isso o que celebramos”.

Entre os destaques desta edição há profissões em que existem estigmas da participação da mulher como escrivã de política, Guarda Civil Municipal (GCM) e trabalhadora da construção civil. Em outras atividades, o atendimento humanizado e realizado de maneira primorosa foi a justificativa para a indicação. Já na homenagem feita ao médico Roberto Mitio Kato, seu trabalho junto ao público feminino como ginecologista rendeu a ele essa premiação.

Participaram do evento o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Benny Iwao Tsugiyama, a secretária de Segurança, Vania Penezi Ahmad Bakr, a esposa do vice-prefeito, Hilda Charutinho, a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Simone Patrícia Soares, o secretário de Assuntos Institucionais, Davi Marques, o delegado titular de Itaquaquecetuba, Francisco Del Poente e Oscar Cabrera Bera, representando o vereador Celso Reis.

Confira o nome das homenageadas:

Regina Siqueira Vilhena (Cirurgiã dentista) 

Hilda Romanholi do Prado (Comerciante)

Marinete Ventura (Saúde Vigilância Epidemiológica)

Jussara dos Santos Ramos (Patrulha Maria da Penha)

Abnoan Marcelina de Barros, dona Bina

Maria José Pereira de Hungria Lima (Associação Vila Celeste)

Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca, Cidinha assistente social (Vereadora)

Marcia Fernandes da Silva (Trabalhadora da Construção Civil)

Helena Domingues (Atendimento)

Mirela Sanchez Pannuci e Silva (Escrivã de polícia)

Ivete Silva Coelho Soares (Empresária – Restaurante Roda D’Água)

Roberto Mitio Kato (Médico)