A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) em parceria com a EcoRodovias e o Ministério da Cultura, está desenvolvendo até 14 de setembro, o Projeto de “De bem com a Via EcoRodovias – Teatro Móvel”, na Praça Padre João Álvares, na região central, em quatro horários diários – 08h, 10h, 13h30 e 15h30.

 Na segunda-feira (10), primeiro dia da ação, participaram a EMEB Village, a EMEB Prefeito Benedito Barbosa de Moraes e a EMEB José Piacentini.

A secretária de Educação Jane Moura Santos, acompanhou a sessão de abertura e parabenizou as crianças pela participação e agradeceu a indicação da cidade pela EcoRodovias e pela Magma Cultura, bem como a todas escolas participantes: “Espero que vocês crianças se divirtam, pois esta ação parceira entre a Semecti e a EcoRodovias é muito importante por tratar-se de uma forma de aprendizado alegre e descontraído”.

O “De bem com a Via EcoRodovias – Teatro Móvel”, é um projeto cultural itinerante aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, que utiliza apresentações teatrais, apoiado por materiais e dinâmicas pedagógicas específicas para contribuir para educação de jovens e crianças, abordando temas variados, como cultura, educação e cidadania.

O projeto acontece dentro de um auditório móvel (carreta) adaptado com palco onde estão sendo exibidas e encenadas histórias e situações do cotidiano relacionadas ao tema: “educação e segurança no trânsito”, e na parte externa (salão paroquial da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda) uma estrutura de minipista, visando dar mobilidade ao projeto Ecovias, que têm o objetivo de ensinar para crianças as leis de trânsito.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, os projetos é um meio pelo qual é propiciado aos discentes vivências que colaboram para a formação integral dos educandos. Verônica parabenizou todos os envolvidos na ação e agradeceu a EcoRodovias e o Ministério da Cultura pela viabilidade do Projeto e a Magma Cultura pela produção do espetáculo.

As apresentações deste espetáculo integram também a programação dos 458 anos de Itaquá que está sendo realizada durante este mês.