Alcançar os 3,5 mil alunos matriculados nos 15 cursos oferecidos neste ano nos próximos 90 dias, além de buscar convênios e parcerias com os governos estadual, federal e a iniciativa privada para implementar novos programas e ampliar o que já existe. Essas são as metas do novo secretário municipal de Cultura de Itaquaquecetuba, Ronaldo Nava.

Dentro do processo de redução de despesas e enxugamento da máquina pública implementada pelo prefeito Dr Mamoru Nakashima em sua segunda gestão à frente da administração municipal, Nava está acumulando o comando de três secretarias, sem acúmulo de salários. Além da Cultura, ele continuará responsável pela Secretaria de Esportes e também assumiu a Secretaria de Turismo.

Para alcançar esses resultados, Nava aposta na melhoria da gestão da Secretaria de Cultura: “Já estamos fazendo ajustes no funcionamento dos cursos, envolvendo os professores e funcionários da pasta e buscando oferecer mais opções para a população, de forma semelhante ao que já fazemos no Esporte. O importante é difundir a Cultura nas suas mais diversas formas”.

Museu Municipal Uma das unidades culturais que está passando por mudanças é o Museu Municipal, localizado na Praça Padre João Álvares, na região central da cidade. O prédio está recebendo nova pintura interna para abrigar, no mínimo, 20 exposições em 2017: “A primeira delas deve ser uma mostra sobre fantasias de carnaval”, explica Nava.

Artes Visuais O andar superior do Museu também passará a abrigar a Oficina de Artes Visuais. Os cursos já aconteciam na sede da Secretaria, mas foram realocados porque as atividades estão ligadas entre si: “A ideia é que os alunos do curso possam aproveitar os espaços do Museu para as aulas e para a exposição dos seus trabalhos e até utilizar espaços eternos como a praça da Matriz, onde poderiam ser ministradas aulas ao ar livre”.