Condutores foram multados por derramarem resíduos que podem causar acidentes

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Itaquaquecetuba apreendeu, no último fim de semana, sete caminhões que foram flagrados espalhando detritos ao longo da estrada do Mandi e na saída da Rodovia Ayrton Senna.

De acordo com o registro, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estavam em monitoramento quando constataram a presença de sujeira e detritos, aparentemente provenientes de caminhões que estariam descarregando materiais na região.

A situação foi agravada quando os guardas flagraram um caminhão despejando argila líquida pela caçamba, contribuindo para a sujeira na via e colocando em risco a segurança de motoqueiros e do tráfego local.

“A equipe agiu rapidamente e abordou o primeiro caminhão, constatando irregularidades no transporte do material. A ação prosseguiu em outros veículos, resultando em sete abordagens. Seis foram apreendidos e um foi liberado por estar sem resíduos no transporte”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.

As sanções foram aplicadas em conformidade com o estabelecido na lei 9.503/1997, que prevê multa de R$ 293,47 para motoristas que transitam sujando as vias, principalmente pelo risco de acidentes.

Os condutores foram multados, no total, em R$ 1.760,82 e cada um foi penalizado com sete pontos na carteira. Acompanhando de perto, o prefeito Eduardo Boigues destacou sua indignação com a situação deixada pelos condutores.

“Nossas equipes trabalham diariamente para deixar a cidade bonita, agradável e segura para quem transita e aí fazem isso com o nosso asfalto. Itaquá tem lei e ela será aplicada. É inadmissível esse tipo de atitude”, concluiu.