A primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, Joerly Nakashima acompanhou nesta terça-feira (4 julho) o trabalho realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (CREAS POP). Na oportunidade, a esposa do prefeito Dr. Mamoru Nakashima fez a entrega de cobertores para as pessoas em situação de rua ou em circunstância de vulnerabilidade social, que são atendidas no local.

A Secretaria de Desenvolvimento Social tem demonstrado maior preocupação com a baixa das temperaturas e intensificado o trabalho da pasta para atender este público. O trabalho tem incluído reuniões socioeducativas, palestras, busca ativa e a oferta de testes rápidos de saúde (hepatite, HIV/AIDS, entre outros).

“Queremos que essas pessoas tenham condições de mudar de vida, é muito triste ver alguém na rua. Temos feito visitas frequentes e encaminhamos todos eles para um abrigo para que não sofram tanto com o inverno, além disso, no acolhimento todos recebem atendimento especializado para que possam resgatar os vínculos familiares, para que tenham a oportunidade de encontrar um emprego, para que tenham autonomia e até resgatem a própria dignidade”, explicou Joerly.

Em Itaquaquecetuba, o trabalho de busca ativa (visita) acontece em parceria com a Comunidade Católica Missão Jesus Cristo Acolhedor (CCAMJA), com objetivo de oferecer abrigo e a readaptação dessas pessoas às famílias. A visita é feita com o apoio de uma equipe técnica da assistência social de duas a três vezes na semana ou por meio de denúncias.

Por meio do convênio com a administração, o CCAMJA disponibiliza abrigo com o serviço de acolhimento para as pessoas adultas e famílias em situação de rua. Já no CREAS POP o usuário recebe café da manhã, almoço, vestuário, banho e atendimento técnico. No espaço, o cidadão em situação de rua também é convidado a participar de palestras e reuniões socioassistenciais.

O CREAS POP funciona na Rua Araguari, número 74 – Vila Virginia. O telefone para contato é o 4653-4516.

Centro POP – O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Atendimento é responsável por executar um serviço especializado à população em situação de rua (jovens, adultos, idosos e famílias) que utilizam as ruas da cidade como espaço de moradia e/ou sobrevivência.