As secretarias de Meio Ambiente e Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e a empresa Itaquareia, realizaram, na última terça-feira (19), a primeira palestra de um projeto itinerante sobre educação ambiental em uma empresa do município.

A apresentação mostrou como funciona e de que forma deve ocorrer o descarte irregular de resíduos e também abordou assuntos como poluição sonora, incêndios, extinção de animais silvestres, animais silvestres em cativeiro e entrega voluntária de aves. O projeto também rodará por escolas e outros equipamentos públicos.

O secretário adjunto do Meio Ambiente, Siclanei Castaldi, explicou que a ação busca aplicar a educação ambiental no dia a dia. “Reduzir, reaproveitar e reciclar são os três pilares da educação ambiental. Temos certeza de que o melhor caminho vem sendo trilhado na cidade por meio de ações conjuntas.”

“Levar conscientização é gerar proximidade e respeito. Estamos à disposição, tanto para a realização de palestras em prol da educação ambiental, quanto no atendimento de ocorrências 24 horas por dia”, acrescentou o GCM da Guarda Ambiental Tomé, da 1ª Classe da GCM.

As denúncias referentes a descarte irregular de lixo podem ser feitas pelo 153. Para solicitar palestras, os interessados devem enviar e-mail para meioambiente@itaquaquecetuba.sp.gov.br.