Encontro foi aberto ao público e ocorreu na Câmara Municipal

A Unicamp apresentou, em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, os resultados do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O encontro, aberto à população, reuniu representantes da prefeitura, técnicos da universidade e moradores interessados em conhecer as ações de prevenção contra desastres naturais. O objetivo foi detalhar o conteúdo do plano, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões.

O trabalho foi desenvolvido em etapas que incluíram levantamento técnico e participação popular. Além do diagnóstico técnico, o PMRR reforçou a atuação da Comissão Multidisciplinar Permanente, que reúne as secretarias municipais para fiscalizar áreas de risco e orientar novos empreendimentos. Também teve início o cadastro de imóveis e famílias, que já catalogou 39 moradias no Parque Piratininga II e a formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), presentes em 31 áreas vulneráveis.

“O PMRR é, na prática, o planejamento responsável da cidade. Estamos garantindo que o município esteja preparado para enfrentar situações de risco com segurança e organização”, disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

“O trabalho contou com visitas em campo, uso de tecnologia e, principalmente, a participação dos moradores. A população é peça fundamental para que possamos identificar ameaças, reduzir riscos e agir de forma preventiva”, complementou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.

“Estamos construindo uma cidade mais segura e estruturada. Com o apoio da Unicamp e o engajamento da população, conseguimos avançar para proteger vidas e cuidar do futuro de Itaquá com planejamento e mais estrutura”, completou o prefeito Eduardo Boigues. O PMRR é uma iniciativa do Governo Federal, que custeou os estudos técnicos para a elaboração do plano.