Produções vencedoras seguem para a fase nacional

Itaquaquecetuba foi destaque na etapa estadual do projeto MPT na Escola 2025, conquistando pódio em todas as categorias da premiação. A cerimônia foi realizada na semana passada e contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação.

Com o tema “Trabalho infantil: resgate à infância”, a iniciativa mobilizou estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental que produziram contos, poemas, músicas e desenhos, estimulando a reflexão sobre a proteção e valorização da infância.

O município conquistou o 1º lugar na categoria desenho com a EMEB Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, o 2º lugar na categoria música com a EMEB Vereador Augusto dos Santos, o 3º lugar na categoria conto com a EMEB Cícero Antônio de Sá Ramalho e o 3º lugar na categoria poesia com a EMEB Shozayemon Setokushi. Agora, todos os trabalhos seguem para a fase nacional, representando o estado de São Paulo na disputa com produções de todo o Brasil.

“Nossos estudantes se dedicaram de verdade e vê-los se destacando em um projeto tão importante é motivo de imensa alegria e orgulho para toda a educação de Itaquaquecetuba”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

O prêmio MPT na Escola é promovido pelo Ministério Público do Trabalho e possui abrangência nacional, sendo dividido em três etapas: municipal, estadual e nacional. Na primeira fase, cada Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão o município. Os vencedores estaduais avançam para a etapa nacional, que premia os melhores do país em cada categoria.

“Essa vitória mostra que nossas crianças têm talento, criatividade e consciência social. É um reconhecimento ao trabalho dos estudantes, professores e toda a rede municipal, que se empenha para oferecer uma educação transformadora”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.