Encontro promoveu debates sobre desenvolvimento sustentável e economia verde

Itaquaquecetuba marcou presença no Summit Agenda SP+Verde, evento pré-COP30 realizado nesta semana no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP), o evento reuniu público nacional e internacional para fomentar o debate sobre desenvolvimento sustentável, economia verde e ações climáticas.

As discussões foram distribuídas em quatro eixos temáticos: finanças verdes, resiliência e o futuro das cidades, justiça climática e sociobiodiversidade e transição energética e descarbonização.

A abertura do encontro foi conduzida pelo governador Tarcísio de Freitas, que destacou iniciativas de sua gestão voltadas à sustentabilidade, recuperação ambiental e regulamentação do biometano e biogás, ressaltando a importância dessas ações diante da vida útil limitada dos aterros sanitários.

O Summit também contou com a participação de lideranças políticas nacionais, CEOs e executivos de grandes empresas, acadêmicos, especialistas e artistas engajados na chamada “agenda verde”.

Durante o evento, o público pôde participar de visitas guiadas gratuitas a locais que são referência em economia verde e turismo sustentável, como o Polo de Ecoturismo, uma fábrica de caminhões com tecnologias de descarbonização, a Central Mecanizada de Triagem, o Parque Fazenda, entre outros.

Para o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila, os temas abordados no Summit têm potencial para impactar positivamente a gestão municipal, trazendo benefícios e oportunidades para Itaquá.

“As discussões sobre resiliência urbana, finanças verdes e transição energética podem contribuir diretamente com as políticas públicas locais e abrir novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável do município”, destacou.

“Eventos assim reforçam que o futuro das cidades depende das decisões que tomamos hoje. Estamos comprometidos em alinhar suas ações às pautas globais de sustentabilidade e em construir uma cidade mais verde e resiliente”, acrescentou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.

“O Summit SP+Verde mostra que sustentabilidade é um caminho coletivo. Cada cidade tem um papel essencial nessa transformação e Itaquá está pronta para fazer a sua parte, buscando soluções inovadoras e responsáveis para um futuro mais verde”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.