Evento promove a valorização das comunidades afro-brasileiras e indígenas
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou, na terça-feira (18), a 2ª edição da Feira Preta, que recebeu cerca de 2 mil pessoas no Largo da Vila São Carlos. O evento integrou a programação do mês da Consciência Negra e homenageou Zumbi dos Palmares em uma noite repleta de música, dança, gastronomia, empreendedorismo e atividades culturais que celebraram a ancestralidade afro-brasileira e dos povos originários.
“Foi um encontro de representatividade e espaço de fortalecimento das identidades. A presença do público nos mostra que a cidade abraça a pauta da igualdade”, afirmou a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa.
A programação trouxe apresentações artísticas, rodas de samba, intervenções culturais de matriz africana, vivências gastronômicas, trancistas, massagem quick, espaços temáticos e áreas instagramáveis. A exposição “Vidas Negras Importam” também se destacou, reunindo fotos, obras, personalidades e artesanato indígena. O slam e o sorteio de livros do poeta Rogério (Afrolufty) movimentaram o público ao longo da noite.
“Esse evento já se tornou um símbolo de respeito e valorização da nossa história. Ver tanta gente reunida para celebrar a cultura negra mostra o quanto estamos avançando na construção de uma cidade mais justa e diversa”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
A Feira Preta se tornou um dos principais eventos culturais do calendário municipal. “Além de aproximar as pessoas, a feira incentiva o empreendedorismo e coloca no centro do debate a importância da cultura afro-brasileira. Itaquá segue dando passos firmes na promoção da diversidade”, concluiu o secretário de Governo, Marcello Barbosa.


















